Vida Financeira 1
- miltonjs1
- 5 de mar.
- 2 min de leitura
No texto anterior sobre saúde financeira, conversamos como dicas simples podem fazer grande diferença para mudarmos o rumo em busca de uma situação melhor.
Conversando com meus sobrinhos eles responderam que devemos "saber por onde começar" e que um dos pontos mais difíceis dessa mudança é encarar a realidade e "reconhecer a situação".
Ainda neste bate papo teve outras dicas de como enxergamos nossa vida financeira. Temos a prática de, após receber o salário mensal, vamos pagando nossas contas e dizemos “…no final do mês se sobrar alguma coisa eu guardo o dinheiro…”. Evidentemente, na grande maioria dos casos, antes do final do mês já estamos sem nada.

Dentro dessa perspectiva existem diversos sistemas de controle. E um deles que aprendi faz esse processo de anotar todos os valores mensais gastos, tais como: supermercado, padaria, açougue, farmácia, vestuário, etc...; categorizando cada um dos gastos, diariamente. A grande diferença é, em primeiro lugar você se pagar, ou seja guardar um valor mensal que faça sentido, dentro da sua realidade financeira e depois, dentro dos controles diários, você vai abatendo de seu saldo mensal, com isso teremos o controle do que já foi gasto e poderemos administrar de forma mais eficiente nossa conta bancária, tendo um controle de quanto dinheiro ganhamos e quanto gastamos, e o quanto economizamos. E aqui você pode começar a sua reserva de emergência.
Essa técnica chama-se "Kakeibo", e se pronuncia "Kakebo", com origem no Japão em 1904. É um método de controle financeiro que continua fazendo a diferença para quem quer poupar e manter os gastos sob controle, e de uma forma simples.
Kakebo significa “livro de contas da economia doméstica”, e foi criado por uma jornalista japonesa, com o objetivo de empoderar as mulheres a cuidarem das finanças da casa, trazendo uma clareza de como o dinheiro estava sendo utilizado e como poderia ser melhor administrado.

O Kakebo nos ajuda a refletir. No início de cada mês, você define uma meta de economia e, no final, revisa os seus gastos para ver se conseguiu alcançar seu objetivo. O importante é manter a disciplina. O sucesso está na consistência e, quanto mais você praticar o método, mais claros serão os resultados. Com ele, você poderá ter uma vida financeira mais saudável e equilibrada.
Como disse meu sobrinho quando conversamos sobre o texto anterior “…se todos colocassem isso em prática, dificilmente teriam dívidas…”. Vamos juntos prosperar!!!
O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.(Provérbios 16:20)
Estava precisando dessas dicas já vou colocar em prática 😅👏🏾
Já comecei a seguir as dicas do post anterior e desse 🙌
Muito interessante, um texto muito necessário